Edson Castro

Edson Castro, um Senhor do futebol, com muita técnica nos pés e uma inteligência futebolística muito acima da média, aceitou o convite do Estádio 11 para uma pequena entrevista. Passou a maior parte da carreira no Charneca da Caparica FC, mas seria no Amora FC que ganharia destaque, ao ser campeão distrital invicto. Hoje em dia está reformado do futebol mas esperamos que volte um dia aos relvados. É com orgulho que publicamos a entrevista.

1) Neste momento estás na reforma. Ainda jogas futebol? Pensas em regressar? Como jogador ou treinador?

Neste momento vou jogando com os amigos só para matar o bichinho, era impossível largar de vez. Quando ao regressar a jogar muito sinceramente não penso nisso neste momento, não quer dizer que não queira, mas existem outras prioridades. Se voltar algum dia seria como jogador, como treinador não porque não acho que tenha essa capacidade. E é algo que não me revejo a fazer. Mas não se sabe o dia de amanhã e nunca se pode dizer nunca.

2) Em que posição gostavas mais de jogar?

A minha posição preferida sempre foi a 10, mas com o passar do tempo e com a maturidade comecei a gostar mais de jogar a 8. E é onde me sinto mais confortável.

3) Eras um jogador estratégico ou explosivo?

É uma questão um pouco difícil de responder. Acho que são fases. Quando era mais novo acho que me fazia valer pela qualidade técnica, e com o passar dos tempos comecei a tornar me mais estratégico. Creio que seja tudo uma questão de momento. Mas neste momento tudo o que menos sou é explosivo 😂

4) Qual foi o melhor jogador com quem jogaste?

Joguei com muitos, e bons jogadores. Não te consigo escolher só 1. E seria injusto ao estar a fazer. Uns melhores tecnicamente, outros taticamente, outros uns senhores do futebol. Mas posso te dizer. Hugo Rosa, Diogo tavares, João Marreiros, Celestino, Joca, David Masside, Fábio Marinheiro, Rúben Nunes entre outros. Como adversários dois senhores que irei sempre respeitar muito, Márcio Madeira e Daniel Direito.

5) Alguma vez marcaste um livre em que a bola ia mesmo, mesmo entrar mas o guarda-redes consegue evitar como por milagre?

Lembro-me de um em particular contra o Moitense na medideira, em que não foi o guarda redes que defendeu, mas bateu no poste e não entrou. Cheirava a golo já, mas… no último momento embateu no poste. Esse lembro-me perfeitamente.

6) Qual o golo que mais prazer te deu marcar?

O meu último golo, contra o Amora (de livre também). Não por ser contra o Amora, mas sim por ter vindo de uma lesão, em que muita gente acreditava ser impossível voltar a jogar. Voltei e graças a uma pessoa que estimo muito, e aproveito para mandar lhe um abraço, ao Adi. Sem ele nunca teria voltado a jogar, e passar por esse momento, daí o abraço desse golo ter sido para ele.

7) Um momento na tua carreira que nunca esquecerás?

Sem dúvida o jogo contra o Belenenses para a taça de Portugal na medideira. Nunca mais me esquecerei o que disse o Mr Litos no final desse jogo. Se tivéssemos ganho teríamos ficado na história do futebol português e toda a gente se iria lembrar de nós. Não ganhando esse momento iria cair no esquecimento. E é verdade, mas na minha memória viverá eternamente. Todo o envolvimento em torno do jogo e a própria emoção do jogo. Foi um jogo de loucos mesmo. Só faltou ganharmos para ser perfeito.

8) Qual a camisola que mais gostaste de vestir?

Quem me conhece sabe que adoro o Charneca da Caparica Futebol Clube. Mas a camisola que mais gostei de vestir foi a do Amora. É um clube que facilmente qualquer jogador cria um enorme afeto. Pela história do clube, a massa adepta que te acompanha até ao fim do mundo e também por ter sido o clube que me fez campeão. Uma palavra de apreço a todos os adeptos do Amora que sempre me trataram muito bem, e até hoje ainda o fazem.

9) Estiveste em algum jogo em que te apeteceu fugir ao intervalo?

Não me recordo de nenhum jogo assim. Mas recordo me de estar em casa no sofá de muletas a ver o Alverca vs Fabril e ao intervalo desliguei o tablet e não consegui ver mais o jogo.

10) O teu último jogo foi em Massamá, contra o Real SC, no dia 21 de Dezembro. Passado poucos meses o futebol é suspenso. Já estavas a adivinhar?

Se iria o futebol ser suspenso ou não não sei mas que eu ia deixar tinha a certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *