Contactos

O nascer do projecto Estádio 11

Desde criança que me interesso pelo fenómeno do futebol, mais concretamente pelas emoções que daí emergem.

Sempre adorei os torneios inter-ruas porque os campos eram sempre improvisados. Tanto podia ser no relvado do parque urbano, com os postes de iluminação a serem as balizas, como podia ser nas traseiras de uns prédios, com as balizas a serem desenhadas nas paredes.

Os jogos de inter-turmas também me fascinavam. O ambiente extraordinário que os envolvia. Então quando era a final, com dezenas de alunos a assistir de pé, ao redor do campo, era qualquer coisa de admirável.

A partir do Europeu 2004 comecei a ir com uma máquina fotográfica para os jogos. As claques, as coreografias, os fumos, as tochas, os adeptos a festejar os golos. Registava tudo fotograficamente.

Em 2010 frequentei um curso profissional de fotografia e acompanhei fotograficamente a fantástica temporada do Paio Pires FC que culminou na subida de divisão. Se o coração tivesse cor, o meu é preto e branco sem dúvida!

Entretanto o Blog Estádio 11 foi criado em Agosto de 2010, e logo no segundo post escrevi sobre a memorável viagem a Sevilha onde acompanhei o Sporting de Braga, com a fantástica vitória por 3-4 e a entrada na Liga dos Campeões.

Os anos foram passando e paralelamente à minha profissão fui gerindo o Blog, com fotografias de mais de 100 estádios onde já estive, alguns ainda de terra batida (os que mais gozo dão fotografar). Da centena já visitados, continuo a adorar o Campo da Hortinha, do Alhandra SC.

Nos últimos 2 anos dediquei-me a acompanhar o Amora FC, um clube que poderá em poucos anos atingir uma II divisão ou mesmo competir na mesma divisão que os três Grandes.

O objectivo do blog nunca foi fotografar os jogadores, mas sim tudo o que rodeia o desporto rei, os adeptos, os campos onde decorrem os jogos, os festejos entre jogadores e adeptos, etc.

Lá fora adoro o trabalho do holandês Van Der Meer, que fotografou vários campos por esta Europa fora. Na Bélgica o trabalho de Jurgen Vantomme é extraordinário!

Luís Pontes, licenciado em Informática de Gestão, com curso profissional de fotografia na APAF, com Cartão de Jornalista, do CNID e do AIPS.

Assisti às finais internacionais:
Como adepto:
Europeu Futebol 2004;
Taça UEFA 2005, 2007;
Liga dos Campeões 2006.

Como fotógrafo:
Liga Europa 2018.

lpontes1982@gmail.com