Playoff Promoção/Despromoção 2022/2023 Liga Bwin

Spread the love

Desde que o playoff entre o 3º classificado da II Liga e o 16º da I Liga voltou, que tem sido a equipa da II Liga a levar a melhor.

Desde que o playoff voltou, em 2020-21, tem sido sempre a equipa da II Liga a vencê-lo.

Na primeira edição, defrontaram-se Arouca e Rio Ave.
Na II Liga o Arouca fez uma ponta final de campeonato fantástica, com 9 vitórias consecutivas! Mas não chegou para apanhar o Vizela na segunda posição.
O Rio Ave vinha em queda livre, começando a temporada a assustar o Milan, na pré-eliminatória da Liga Europa, perdendo apenas nas grandes penalidades. No campeonato a II Liga nunca pareceu ser o destino final. Quando faltavam 10 jornadas para o final, a equipa ocupava um 9º lugar, com 6 pontos de vantagem sobre o 16º. Mas uma sequência de vários empates e algumas derrotas, colocaram a equipa às portas da despromoção, com 2 pontos sobre o 16º (Boavista). Para piorar, na última jornada, receberam o FC Porto, perdendo 0-3 e ficando dessa forma em 16º.

Iam-se defrontar duas equipas com espíritos diferentes, o Arouca respirava confiança e o Rio Ave… tremia quando entrava no relvado.

A primeira mão foi jogada em Arouca, e o resultado não podia ser mais claro: 3 a 0! Golos de Pité, Velázquez e André Silva.

Para piorar, a direção do Rio Ave decidiu despedir o treinador Miguel Cardoso após o primeiro jogo. Ou seja, excelente sentido de oportunidade…
O segundo jogo não teve grande história, com mais uma derrota da equipa de Vila do Conde, desta vez por 0-2 (Arsénio e Velázquez).
Um agregado de 5 a 0 para a equipa de Arouca, que fazia subia à I Liga.

Em 2021-22 o jogo foi entre Chaves e Moreirense. O Chaves fez uma segunda volta na II Liga muito boa, a duas jornadas do final estava na 2ª posição mas um empate, em casa, na jornada 33 contra o Estrela a 2 bolas, hipotecou as esperanças de uma subida direta. O Casa Pia aproveitou e na última jornada confirmou a subida.
O Moreirense apenas conseguiu 7 vitórias em 34 jornadas, andou sempre pelos últimos lugares mas na última jornada ultrapassou o Tondela e evitou a despromoção direta!
O primeiro jogo do playoff foi em Chaves e a vitória sorriu à equipa da casa por 2 a 0 (João Teixeira e João Correia). Uma boa margem para o segundo em Moreira de Cónegos.
Os adeptos encheram o estádio e aos 25′ Paulinho marcou o golo do Moreirense, mas apesar de todos os esforços, o placard não voltou a funcionar e o Chaves subia à primeira divisão.

Hoje às 20h no Estádio José Gomes começará a ser jogado o playoff. O Estrela fez um bom campeonato, ocupou a 2ª posição algumas jornadas mas a derrota por 2 a 4 contra o líder Moreirense na jornada 31 foi um forte golpe nas esperanças estrelistas, com o Farense a aproveitar para subir à 2ª posição. A equipa da Amadora sentiu e de que maneira a derrota e empatou na jornada seguinte com o Trofense a 2 e perdeu em casa na jornada 33 com o Nacional.
Com o Farense já promovido o Estrela limpou a mente e na última jornada venceu o Penafiel por 2 a 4 depois de estar a perder por 2 a 0 ao intervalo.

O Marítimo fez toda a temporada abaixo da linha de água! Nunca conseguiu ter uma sequência de duas vitórias durante a temporada e teve 3 treinadores. Vasco Seabra começou a temporada, sendo substituído por João Henriques e posteriormente por José Gomes. Sofreu uns incríveis 63 golos durante a época, o que dá uma média de 1,85 golos sofridos por jogo! Mas houve um momento em que a história poderia ter sido diferente, na jornada 29, a vencer por 0 a 2 em Famalicão ao intervalo, virtualmente estava fora da zona de despromoção por troca com o Estoril, mas nos segundos 45′ a equipa sofreu 3 golos e na jornada seguinte viu o Estoril aumentar a distância para 6 pontos.

Será que mais uma vez será a equipa da II Liga a vencer o playoff? Ou o Marítimo conseguirá quebrar essa tendência?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *