Atlético de Madrid campeão após 18 anos de espera, em pleno Camp Nou!

Dia 17 de Maio de 2014 é uma data mágica para os adeptos do Atlético de Madrid. Passados 18 anos desde o último título espanhol, o clube festejou o campeonato no Camp Nou, perante o rival directo, na última jornada e depois de perder pontos preciosos nas jornadas anteriores, além de perder Diego Costa ainda durante a primeira parte.

Dia 17 de Maio de 2014 é uma data mágica para os adeptos do Atlético de Madrid. Passados 18 anos desde o último título espanhol, o clube festejou o campeonato no Camp Nou, perante o rival directo, na última jornada e depois de perder pontos preciosos nas jornadas anteriores, além de perder Diego Costa ainda durante a primeira parte.

Foto Getty Images – Godín marcou o golo mais valioso da temporada

A temporada 2013/14 foi fantástica e ao mesmo tempo agridoce para o Atlético Madrid. Conquistou o campeonato espanhol e esteve a minutos de festejar a Liga dos Campeões (Sérgio Ramos aos 90’+3) em Lisboa. Perdeu no prolongamento por 4 a 1.

No campeonato espanhol o Atlético teve uma entrada muito forte e só à passagem da 9ª jornada é que perdeu os primeiros pontos (derrota fora contra o Espanhol). Até à derrota liderou lado a lado com o Barcelona e inclusive foi ganhar ao Santiago Bernabéu.
Voltou a perder pontos na deslocação a Villarreal (1 a 1).

Na 19ª jornada o Atlético recebeu o Barcelona e até ao jogo ambas as equipas lideravam o campeonato com 49 pontos. O jogo terminou com um nulo e viram o Real Madrid aproximar-se (47 pontos) e ficar a três pontos da liderança.

Na jornada 22 (vitória 4 a 0 contra a Real Sociedad) a equipa treinada por Simeone aproveitou a derrota do Barcelona em casa contra o Valência e isolou-se com três de avanço mas passado uma semana seria perdida após a derrota em Almería. Com a agravante do Real Madrid ter nesta altura os mesmos 57 pontos que o Barcelona e o Atlético.

O Real Madrid iria isolar-se a partir da jornada 25, aproveitando as derrotas do Atlético e do Barcelona. Na jornada seguinte houve derby de Madrid e o Real Madrid procurava vingar-se da derrota da primeira volta. Mas apesar de adiantarem cedo no marcador (Benzema 3′), Koke e Gabi ainda viraram antes do intervalo. Cristiano Ronaldo empatou aos 82′ e ajudou o Real a conservar a liderança.

Foto GETTY IMAGES – Cristiano Ronaldo empatou e o Real Madrid mantinha a liderança

A 10 jornadas do final o Real Madrid liderava com 70 pontos, o Atlético seguia na perseguição com 67 e o Barcelona já se tinha atrasado e tinha 66 pontos.

Mas a 23 de Março de 2014 Lionel Messi fez um hat-trick no Santiago Bernabéu e ajudou o Barcelona a vencer por 4 a 3 e acima de tudo, o Atlético Madrid a chegar à liderança e nunca mais a perdeu.

Foto Denis Doyle/Getty Images – Noite memorável de Messi, ao marcar três golos no Santiago Bernabéu

A 4 jornadas do final, o Atlético aproveitou os deslizes dos rivais e liderava com 4 pontos sobre o Barcelona e 5 sobre o Real. Parecia uma questão de jornadas até conseguir festejar o título. Mas envolvido na luta pela Champions, numa meia final muito intensa com o Chelsea, a equipa perdeu na deslocação a Levante e na semana seguinte empatou em casa contra o Málaga. E de repente um título que parecia certo, iria decidir-se no estádio Camp Nou.

Camp Nou antes do início do jogo, totalmente cheio e electrizante

Ao atlético bastava um empate mas aos 16′ perdeu o jogador que mais contribuiu para o título, Diego Costa. Arda Turan também se lesionou e saiu aos 23′. Aos 34′ Alexis Sánchez marcava para o Barcelona e o sonho parecia agora um pesadelo. A sobrecarga de jogos estava a sentir-se bastante na equipa de Simeone.

No reatamento o Atlético entrou à procura do empate, David Villa acertou na barra e aos 49′, num canto, Godín subiu mais alto que todos e cabeceou para as redes. Era a loucura por parte dos colchoneros. “Bastaria” aguentar o empate para serem campeões. Neymar entrou aos 62′ e antes Messi tinha visto um golo anulado por fora de jogo. A pressão dos blaugranas foi imensa até final, mas o placard já não se alterou e o Atlético Madrid era campeão passado 18 anos em pleno relvado do Camp Nou.

Foto Reuters – Diego Godín, herói do Atlético de Madrid festeja o golo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *