Bordeaux – De Hexacampeão à queda na III divisão!

Corria a temporada de 2008/09 e o Bordeaux quebrava finalmente o reinado de 7 campeonatos consecutivos do Lyon. E na temporada seguinte perdeu nos quartos da Champions perante o mesmo Lyon. Com seis títulos da Ligue 1, a equipa francesa enfrenta agora enormes dívidas e irá jogar na III divisão este ano. Conseguirá reerguer-se?

Corria a temporada de 2008/09 e o Bordeaux quebrava finalmente o reinado de 7 campeonatos consecutivos do Lyon. E na temporada seguinte perdeu nos quartos da Champions perante o mesmo Lyon. Com seis títulos da Ligue 1, a equipa francesa enfrenta agora enormes dívidas e irá jogar na III divisão este ano. Conseguirá reerguer-se?

Corria a temporada de 2008/09 e o Bordeaux quebrava finalmente o reinado de 7 campeonatos consecutivos do Lyon. E na temporada seguinte perdeu nos quartos da Champions perante o mesmo Lyon. Com seis títulos da Ligue 1, a equipa francesa enfrenta enormes dívidas e irá jogar na III divisão este ano como consequência desse desastre financeiro.

De vez em quando surgem estas notícias tristes de históricos nos seus países ou mesmo a nível europeu a caírem nas divisões amadoras. Desta vez foi o Bordeaux, histórico francês, com seis títulos de campeão e várias participações na Liga dos Campeões, a sucumbir a dívidas.

Foto Wikipedia

Os problemas financeiros não surgiram de repente, mas sim já existiam desde que a empresa francesa M6 controlava o clube. Nessa altura salários altíssimos a jogadores e o não retorno desportivo foi criando uma bola de neve de dívidas. Para ajudar negativamente a situação, o clube mudou de estádio em 2015, para o moderno Matmut Atlantique, construído para o Euro2016, mas para os adeptos ficava longe do centro da cidade. O que levou a um distanciamento dos adeptos, além de custos elevados para manter o estádio.

Dois novos donos, o mesmo rumo
Em 2018 um novo dono adquiriu o Bordeaux. King Street chegou com boas ideias na teoria mas na prática não houve retorno desportivo e as dívidas continuaram a aumentar.

Em 2019 um novo dono surgiu – Gerárd López – numa altura que o clube enfrentava um processo de liquidação judicial, com a saída do antigo dono da administração e a II divisão a pairar no horizonte por decisão administrativa

Covid-19
O Covid veio piorar ainda mais a situação e em 2021-22 a descida à II divisão só surpreendia quem não conhecia a dramática situação. Apenas 6 vitórias em 38 jogos. 91 golos sofridos! A pior defensa do campeonato. 19 derrotas, algumas muito humilhantes como os 6-1 do Lyon, os 5-0 do Stade de Reims, ou os 6-0 do Rennes!

Foto UEFA.COM

O regresso à Ligue 1 esteve perto de acontecer

Foto Goal.com

O regresso à Ligue 1 na temporada 2022-23 era assim urgente e o Bordeaux assumia-se como um dos mais fortes candidatos para alcançar a promoção. Não foi um campeonato brilhante mas a duas jornadas do final a subida de divisão parecida uma realidade.
Uma derrota contra o FC Annecy comprometeu as aspirações do clube, o Metz aproveitou e subiu ao 2º lugar e último que dava subida de divisão. Ainda poderia ser realidade a subida mas na última jornada, a jogar em casa e a precisar dos três pontos, foi o adversário a colocar-se em vantagem aos 23 minutos. O que levou à frustração dos adeptos, com alguns a entrar em campo e a agredir jogador do Rodez que festejava o golo. O que levou à derrota administrativa e a mais uma temporada na II divisão.

A descida à III divisão
Na temporada passada a subida foi sempre uma miragem e apesar de terminar o campeonato a meio da tabela, as dívidas são tantas que a Direção Nacional de Controlo de Gestão decretou a descida à III divisão e desta forma todos os seus jogadores ficaram livres no mercado. Além de perderem a Academia. A esperança é agora que esta descida ao inferno sirva para limpar as dívidas e reerguer o clube em alguns anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *