Terminou a fase de grupos, com os favoritos a passarem aos quartos em alguns casos com facilidade e noutros com menos facilidade.
No grupo A, a equipa organizadora do evento dominou claramente esta primeira fase, vencendo na última jornada a Irlanda do Norte, por 5-0. A Noruega não recuperou da goleada inglesa e não conseguiu derrotar as austríacas. Precisava dos três pontos para passar, mas perderam por 1-0.
No grupo B A Alemanha não descansou na última jornada e aplicou 3-0 às finlandesas. A Espanha precisava de um empate para passar aos quartos mas derrotou a Dinamarca e limpou as feridas da derrota com a Alemanha.
No grupo C, Portugal jogava na última jornada o sonho de seguir para os quartos. Precisava de vencer a Suécia e que os Países Baixos pontuassem contra as suíças. As neerlandesas fizeram a sua parte (4-1) mas as portuguesas cedo viram que iriam precisar de um milagre para aguentar o ataque das suecas. E esse milagre não apareceu. Ao Intervalo já perdiam por 3, e no final ficou 5-0.
No grupo D, a Islândia continuou a somar empates, desta vez contra a França (1-1). Mas para passar tinha que ter vencido e desta forma, conjugado com a vitória belga contra as italianas (Itália esteve muito mal neste Europeu e perdeu 1-0), ficou em terceiro lugar.