A temporada do Botafogo no Brasileirão tem sido de sonho! A equipa entrou forte no campeonato brasileiro e chegou aos 15 pontos após as 5 jornadas iniciais , 100% de aproveitamento. A primeira derrota apareceu em Goiânia, perante o Goiás (2-1). Também na Copa Sudamericana as coisas têm corrido bem.
À décima jornada a equipa de Luís Castro lidera com 2 pontos de vantagem sobre o Palmeiras de Abel, e faltam apenas 2 jornadas para o Palmeiras vs Botafogo. Além de liderar a classificação, possui a melhor defesa com 7 golos sofridos e o melhor marcador do campeonato, Tiquinho, com 8 golos.
Muito deste arranque de sonho explica-se pelo aproveitamento caseiro, até ao momento está nos 100%. A história começou a ser escrita na primeira jornada, com a receção ao São Paulo, e vitória com golos de Tiquinho aos 4′ e Carlos Eduardo aos 88′. Pelo meio o São Paulo empatou.
Na jornada 2 o conjunto alvinegro viajou até Salvador e derrotou o Bahia por 1 a 2, outra vez com um golo perto do final (Júnior Santos 29′; Tchê Tchê 78′). Na jornada seguinte o Botafogo jogou contra o Flamengo no Maracana e ao intervalo já vencia por 0 a 2. O resultado final ficou 2 a 3 com golos de Tiquinho 30′ (g.p.) e 71′; Danilo Barbosa 45’+5. E se dúvidas houvessem, venceram o Atlético Mineiro, outro dos candidatos ao título, por 2 a 0 (Victor Sá 30′ e Matheus Nascimento 60′) no Engenhão.
Corinthians foi a equipa que se seguiu e nova vitória, desta vez por 3 a 0 (Tiquinho 12′ e 65′ (g.p.); Carlos Eduardo 81′).
A primeira derrota aconteceu em Goiânia por 2 a 1 e por curiosidade até se adiantaram no marcador (Tiquinho 33′ (g.p.)), mas sofreram a reviravolta.
O calendário brasileiro é intenso e passado poucos dias sofreram nova derrota forasteira, contra o Athletico Paranaense, por 3 a 2, para a Taça do Brasil.
No regresso do campeonato, o líder lambeu feridas vencendo o Fluminense por 1 a 0 (Víctor Cuesta 74′). Antes de receber o América Mineiro, a equipa viajou até ao Peru para vencer o Univ. César Vallejo, na Sudamericana. No regresso ao Brasil, receberam a equipa mineira e venceram por 2 a 0 (Júnior Santos 3′; Luis Henrique 60′).
Com jogos de três em três dias, a segunda mão da taça do Brasil realizou-se 3 dias depois e apesar da vitória por 1 a 0, não chegou para passar. Nas grandes penalidades o Athletico Paranaense venceu por 2 a 4.
Ainda a equipa não tinha digerido a eliminação e já jogava pela 9ª jornada na Arena da Baixada. O Athletico Paranaense voltou a ser mais forte em casa e venceu por 1 a 0.
Nova viagem até ao Equador e empate a zero perante o LDU Quito e o apuramento para os oitavos muito bem encaminhado. Bastará vencer em casa a equipa chilena Magallanes.
Finalmente na 10ª jornada, com um olho no derby entre São Paulo e Palmeiras, o Botafogo venceu o Fortaleza com dois golos de Tiquinho (45’+3 e 63′) e manteve-se líder, perante a pressão do Palmeiras (venceu no Morumbi). Mais abaixo está o Flamengo, que vem numa sequência forte de resultados e o Atlético Mineiro (provavelmente irá ser treinador por Bruno Lage).
1º Botafogo 24 10
2º Palmeiras 22 10
3º Flamengo 19 10
4º A. Mineiro 18 10